sábado, 11 de julho de 2009
SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL - NOVAS IDEIAS
JUSTIFICATIVA
Procuro na minha prática pedagógica estar sempre pesquisando, investigando junto com o adulto
(observando sempre o que o aluno traz-sua cultura)para construirmos uma aprendizagem continuada, refletindo com o contexto do ensino da arte e diferentes expressões.
Ideias principais:
Jean Piaget: o aprendizado é construido pela criança, eles pensam que
nem o adulto, eles constroem o própio aprendizado.
O conhecimento se dá por por descobertas que a própria criança.
Lev Vygotsky: resalta o papel da escola no desenvolvimento mental
das crianças " o saber que não vem da experiência não é realmente saber".
Ao internalizar um procedimento a criança se apropia dele tornando-se
voluntário e independente.
Paulo Freire: "A leitura do mundo precede a leitura da palavra".
A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização.Formação contnuada do professor.
Lee Schuman:Sua idéia central é que o professor tenha conhecimento
dos conteúdos específicos ( nosso caso artes visuais )e um conhecimento
pedagógico geral. Sempre ter em mente o que, o como, o quando determinado
conteúdo pode ser significativo para o aluno.
Tânia Marques - gaúcha propõe em seu livro que "O professor é ser pesquisador".
O professor deve sempre se questionar: ensina o que? ou ensina a quem.
Saber o algo que vai ensinar, o que precisa ensinar o que precisa ensinar.
Através da pesquisa o professor aprende e ajuda a construir um adulto que vê a beleza e a verdade de seu tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário