sábado, 11 de julho de 2009

SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL - NOVAS IDEIAS

JUSTIFICATIVA
Procuro na minha prática pedagógica estar sempre pesquisando, investigando junto com o adulto (observando sempre o que o aluno traz-sua cultura)para construirmos uma aprendizagem continuada, refletindo com o contexto do ensino da arte e diferentes expressões. Ideias principais: Jean Piaget: o aprendizado é construido pela criança, eles pensam que nem o adulto, eles constroem o própio aprendizado. O conhecimento se dá por por descobertas que a própria criança. Lev Vygotsky: resalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças " o saber que não vem da experiência não é realmente saber". Ao internalizar um procedimento a criança se apropia dele tornando-se voluntário e independente. Paulo Freire: "A leitura do mundo precede a leitura da palavra". A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização.Formação contnuada do professor. Lee Schuman:Sua idéia central é que o professor tenha conhecimento dos conteúdos específicos ( nosso caso artes visuais )e um conhecimento pedagógico geral. Sempre ter em mente o que, o como, o quando determinado conteúdo pode ser significativo para o aluno. Tânia Marques - gaúcha propõe em seu livro que "O professor é ser pesquisador". O professor deve sempre se questionar: ensina o que? ou ensina a quem. Saber o algo que vai ensinar, o que precisa ensinar o que precisa ensinar. Através da pesquisa o professor aprende e ajuda a construir um adulto que vê a beleza e a verdade de seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário